15MAR

Bagagem extraviada: o que fazer e quais os direitos

Os casos de bagagem extraviada são mais comuns do que se imagina, tanto em viagens nacionais, quanto internacionais. 

Em viagens executivas, eles podem representar um transtorno ainda maior, atrapalhando os negócios e comprometendo a produtividade e eficiência dos compromissos corporativos.

Pensando nisso, a CS Global preparou este artigo com informações sobre o que fazer em casos de bagagem extraviada, seus direitos e como reivindicá-los. Confira a seguir!

Você pode gostar: Jet Lag: o que é e como evitar

O que fazer em casos de bagagem extraviada?

Caso você perceba que teve sua bagagem extraviada, é importante entrar em contato com a empresa aérea responsável o mais rápido possível, para relatar o problema.

Você pode fazer isso no balcão da companhia aérea, na sala de desembarque ou em outro local indicado pela organização. Mostre o comprovante de despacho da bagagem e solicite um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). 

Além disso, você precisa informar um endereço para onde a bagagem deverá ser enviada, caso seja encontrada.

Não se esqueça de guardar todos os recibos de gastos que você teve por conta da bagagem extraviada. Eles vão ser importantes na hora de solicitar uma possível indenização.

Quais os seus direitos?

Caso você tenha sua bagagem extraviada, existem alguns direitos com os quais você pode contar. Confira a seguir.

Prazo para localização de bagagem extraviada

A empresa aérea responsável tem um prazo de até 7 dias para localizar sua bagagem extraviada, em caso de viagens nacionais. Já, em viagens internacionais, o prazo é de 21 dias.

Fornecimento de itens essenciais

É dever da empresa aérea responsável fornecer artigos de primeira necessidade, como roupas e materiais de higiene, em caso de bagagem extraviada. 

Leia também: Stopover: entenda o que é e como funciona

Ressarcimento 

Caso a bagagem extraviada não seja encontrada e devolvida no prazo estabelecido, você tem direito a um ressarcimento pelos gastos de emergência que teve no período em que esteve sem suas malas.

As empresas aéreas definem os limites diários e formas de ressarcimento, mas deve fazê-lo no prazo de 7 dias, a contar da data em que você apresentar os comprovantes de gastos.

Vale lembrar que apenas os passageiros fora dos seus domicílios têm direito ao ressarcimento pelos gastos de emergência.

Indenização

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), caso a empresa aérea não localize e devolva a bagagem extraviada dentro do prazo exigido, o passageiro tem direito a uma indenização que pode chegar a até R$8.672,00.

No entanto, esse valor pode aumentar, caso você esteja transportando itens cujo custo ultrapasse esse limite. Para isso, você precisa preencher uma declaração especial de valor.

Ação na justiça

Caso você se sinta lesado ou não totalmente atendido pela companhia aérea, ainda é possível entrar com uma ação por danos morais contra a organização. 

Afinal, os transtornos causados por bagagem extraviada, principalmente em viagens corporativas, podem ser imensos e impactar de forma significativa os colaboradores e os negócios.

Leia agora mesmo: Viagens corporativas: dicas para uma gestão eficiente

Conte com a CS Global!

Agora que você já sabe o que fazer em caso de bagagem extraviada e seus direitos nesses casos, que tal contar com um dos nossos serviços para tornar suas viagens corporativas mais tranquilas e com o mínimo possível de preocupações?

Nós, da CS Global, contamos presença em mais de 135 países ao redor do mundo e atuamos no ramo de transporte executivo há mais de 12 anos!

Oferecemos serviços para viagens corporativas nacionais e internacionais, como Transfer 24 horas, motorista particular, City Tour, transporte para eventos, Receptivo Vip, Análise de Riscos, Concierge e muito mais!

Nossa frota é formada por veículos novos, confortáveis e totalmente equipados. Além disso, nossos motoristas são bilíngues, experientes e altamente treinados pelo Centro de Pilotagem Roberto Manzini!

E, para nos contratar é muito simples: basta nos dizer seu nome, telefones para contato e tipo de serviço que precisa. Clique aqui e fale com a gente agora mesmo!

Siga também a nossa página no Instagram para ficar sempre a par de todos os nossos serviços e novidades!



Entre em contato com a gente!