19OUT

Transporte e logística: entenda a diferença dos conceitos

Você já se perguntou qual a diferença entre transporte e logística? Na verdade, os dois termos se complementam: o transporte faz parte de uma etapa fundamental da logística. Basicamente, consiste em uma série de atividades que envolvem o planejamento, execução e controle.

A logística trata de questões relacionadas à gestão e planejamento da organização de seu pré evento. Ou seja, escolhendo o veículo ideal para o atendimento, planejamento de melhores rotas e organização de todo um time para garantir o sucesso do seu transporte, desde a chegada no aeroporto até a saída do passageiro.

Atualmente, os clientes exigem operações e os negócios estão mais receptivos, o que mudou completamente a antiga ideia de que as atividades de “bastidores” não são importantes.

Em outras palavras, o transporte é responsável por implementar todo o processo logístico até a chegada do passageiro ao seu destino final. Por outro lado, podemos definir logística como uma estratégia de negócios, cujo objetivo principal é atender às necessidades do cliente e criar valor para uma organização.

Dessa forma, a sinergia entre transporte e logística é essencial para que o negócio tenha bom desempenho e crie valor para os usuários finais. Continue lendo para entender mais sobre como funcionam esses processos.

Leia também: Primavera: conheça destinos imperdíveis do Brasil para visitar e aproveitar a estação

Quais os benefícios de transporte e logística?

Como mencionamos anteriormente, a gestão do transporte é um fator decisivo nas operações logísticas. Entretanto, nem todas as empresas são obrigadas a ter um departamento de transporte. Algumas organizações optam por terceirizar esse e outros serviços, como os de limpeza e frete.

Mas vale a pena contratar um serviço de logística terceirizado ou é mais vantajoso ter uma frota própria? A resposta a essa pergunta vai depender da sua estratégia de negócios.

Desvantagens de frota própria

Uma das desvantagens da frota própria é que você incorre em encargos relacionados a combustível, manutenção do veículo e encargos. Além disso, será preciso uma equipe de monitoramento para garantir a qualidade do serviço, o que significa mais custos e alocamento de profissionais para outros departamentos.

Você pode gostar: 5 benefícios do transporte corporativo para sua empresa

Vantagens do serviço terceirizado

Antes de mais nada, as regulamentações de trânsito e o recrutamento de funcionários representam riscos enormes. Ao utilizar uma empresa terceirizada, além de reduzir o tempo perdido com questões burocráticas, você também irá evitar possíveis multas e penalidades. Dessa forma, sua equipe estará livre para se concentrar em questões de maior prioridade.

Além do mais, contratar uma empresa de terceirização pode te ajudar a economizar a sua verba, tornando possível o investimento em áreas de inovação, como o desenvolvimento de produtos e a criação de novas ideias para o seu negócio.

Leia agora mesmo: Argentina aberta para brasileiros em 2022: confira requisitos

Em resumo, os conceitos de transporte e logística estão interligados e se complementam, e ao manter uma boa gestão, todos os processos são eficazes.

Viaje com a CS Global!

Agora que você já conhece as diferenças de transporte e logística, que tal contar com as nossas opções para o seu traslado?

Atendemos mais de 135 países ao redor do mundo, com excelentes serviços para uma viagem segura e confortável.  Clique aqui e fale com a gente agora mesmo.