27JUN

Planejamento de viagem: prepare-se bem!

Uma viagem divertida, completa,  segura e sem dores de cabeça é o sonho de qualquer viajante! E, para conseguir isso, basta fazer um bom planejamento de viagem.

Quer saber mais? Então leia este texto até o final para conferir como fazer um planejamento de viagem prático, simples e eficiente. Boa leitura! 

Você pode gostar: Férias de julho: dicas de roteiro para aproveitar em família

Como fazer um bom planejamento de viagem

Para alguns, um planejamento de viagem é algo simples e corriqueiro, enquanto que, para outros, pode parecer complexo e cheio de detalhes. 

A verdade é que, seguindo alguns passos simples e começando com antecedência, é possível fazer um planejamento de viagens eficiente e prático. Confira a seguir.

Faça roteiros para a viagem

Fazer um roteiro é a melhor forma de aproveitar ao máximo a sua viagem. Com um roteiro você não perde tempo no local procurando os pontos turísticos, atrações e tipos de passeio que quer fazer. Ou seja, todo o seu tempo no local escolhido vai ser gasto apreciando  a viagem.

Para fazer um roteiro prático, comece escolhendo o destino e pesquisando seus pontos turísticos, shows, exposições, atrações culturais, restaurantes mais conhecidos e outros detalhes, como as avaliações de outros turistas.

A partir disso, pesquise os trajetos, horários de funcionamento, preço de ingressos e necessidade de reservas. Confira se você precisará levar algum equipamento, no caso de ecoturismo e se os locais aceitam cartões ou apenas dinheiro físico. 

Se necessário, faça ligações ou converse com funcionários dos estabelecimentos via chat. Escolha quais lugares vai visitar primeiro e o trajeto necessário de um lugar para o outro. Tudo isso vai te ajudar a evitar imprevistos e dores de cabeça durante a viagem.

Planeje com antecedência

Ao fazer o seu planejamento de viagem com antecedência você evita diversos imprevistos, controla melhor os custos e garante que vai conseguir aproveitar tudo o que está no seu roteiro de viagens.

Além disso, dessa forma é mais fácil decidir qual a temporada ideal para o local que você pretende visitar. 

Assim, faça uma pesquisa sobre qual a melhor época para visitas, como é o clima e qual a época de alta temporada, sabendo que, na baixa temporada, há menos turistas, menos agitação e, consequentemente, os preços são mais baixos. Porém, às vezes, a alta temporada é a melhor época para visitar alguns lugares.

Planeje os custos

Quantos se fala em planejamento de viagem, uma das etapas mais importantes é o planejamento de custos. Com ele, você, não apenas evita diversos tipos de problema, como também fica preparado para imprevistos que eventualmente venham a acontecer.

Assim, ponha no papel e calcule todos os gastos que terá durante a viagem, como hospedagem, passagens, ingressos para passeios e atrações, alimentação e outros. 

Feito esse cálculo, reserve uma quantia para imprevistos, emergências, compra de lembrancinhas e gastos inesperados.

Confira a documentação necessária

Um dos motivos pelo qual você precisa fazer um planejamento de viagem com antecedência é a documentação. 

Verifique quais documentos precisará levar para visitar o lugar de destino e confira se estão todos dentro da validade. Confira também se o local de destino exige alguma vacina específica.

Acompanhe os preços das passagens

Monitorar os preços das passagens durante o planejamento de viagem é uma excelente forma de reduzir seus custos. Faça simulações nos sites das empresas de transporte, levando em consideração as datas de ida e volta, a qualidade dos serviços e se o valor das passagens inclui ou não todas as taxas.

Arrume as malas

Pode parecer óbvio, mas ao arrumar as malas, há coisas que você sempre precisa levar, independente do destino escolhido, como kit de primeiros socorros, roupas confortáveis, itens de higiene pessoal e protetor solar.

Ao escolher o destino, confira o clima, a cultura e os costumes locais para saber quais tipos de roupas serão mais adequados para usar. 

Leia também: Agente de Viagens: conheça a profissão

Como fazer um planejamento de viagem internacional

Quando se trata de fazer um planejamento de viagem internacional, há detalhes importantíssimos que você precisa considerar para fazer uma viagem segura, tranquila e sem transtornos.

Um deles é o seguro viagem: em alguns países da Europa esse serviço é obrigatório, mas nos Estados Unidos você pode escolher se fará ou não a contratação. 

Apesar disso, caso seu destino de viagem escolhido seja os EUA, é altamente recomendável que você faça um seguro viagem, pois os custos com despesas médicas nesse país são muito elevados.

Você também precisa considerar a necessidade de passaporte e visto. Verifique com bastante antecedência se o local de destino exige esses dois tipos de documentos. Alguns países, como a Argentina, não exigem passaporte de brasileiros.

O visto, por sua vez, é exigido em países como os EUA, por exemplo, e conta com um processo rígido e burocrático, para o qual você precisará se preparar.

Por fim, a moeda é outro ponto muito importante a se considerar na hora de fazer seu planejamento de viagem internacional. Pesquise com bastante antecedência as taxas para compras da moeda local, possíveis descontos e impostos na hora das compras. 

Com essas informações você vai poder decidir se vale mais a pena comprar a moeda do país que vai visitar enquanto ainda estiver no Brasil ou trocar o dinheiro quando já estiver lá. Reserve também outras formas de pagamento, como cartões de crédito internacionais.

Leia agora mesmo: Receptivo Vip: novo serviço da CS Global

Conte com a CS Global em seu planejamento de viagem!

Agora que você já sabe como fazer o seu planejamento de viagem, que tal contar com uma empresa especializada que tem atuação nacional e internacional e muita experiência no assunto? 

Nós, da CS Global, oferecemos diversos serviços para te auxiliar durante a viagem, como transfer 24 horas, motorista particular, Receptivo Vip e City Tour. Tudo para que sua viagem seja segura, confortável e tranquila.

Contamos com uma frota de veículos novos e totalmente equipados e nossos motoristas são bilíngues, experientes e altamente capacitados. Oferecemos também assistência 24 horas e serviço personalizado para que você esteja amparado em todos os momentos da sua viagem.

E, para nos contratar é muito simples: basta nos dizer seu nome, telefones para contato e tipo de serviço que vai precisar. Clique aqui e fale com a gente agora mesmo!

Siga também a nossa página no Instagram para conhecer ainda mais todos os nossos serviços!



Entre em contato com a gente!