10AGO

Direção defensiva: o que é e como funciona?

Muito é falado sobre direção defensiva, mas muitos condutores ainda não entenderam sua real importância no dia a dia

De acordo com uma análise do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), houve um aumento de 3,35% em óbitos no trânsito ao longo de 2021. No total, 33.813 pessoas foram vítimas fatais de acidentes ao volante.

A verdade é que grande parte destas ocorrências poderiam ter sido facilmente evitadas por meio de bons hábitos no trânsito. Quer saber mais sobre eles? Confira no texto a seguir!

Leia também: Transporte executivo: invista em uma empresa especializada

O que é direção defensiva?

A direção defensiva trata-se de um conjunto de hábitos que devem ser perpetuados por motoristas para que se desloquem com segurança pelas vias públicas. Dessa forma, é possível garantir não só a integridade de seus veículos, mas das vidas humanas e silvestres também.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o conceito de direção defensiva tem a ver com antecipar situações para prevenir acidentes e levar todas as condições externas em consideração para garantir que as melhores decisões sejam tomadas.

Para isso, algumas técnicas devem ser implementadas, como por exemplo:

  • Ter uma postura pacífica e consciente ao volante;
  • Analisar cuidadosamente o entorno e evitar contratempos;
  • Realizar autocrítica constantemente;
  • Não perder o controle mediante situações de estresse;
  • Respeitar as regras de trânsito.

Todo o cuidado é pouco quando um veículo é conduzido: afinal, um instrumento tão importante para o nosso estilo de vida pode se tornar uma arma se não for bem utilizado!

Quais as principais causas de acidentes de trânsito?

De acordo com o Manual de Habilitação do DETRAN, as principais causas dos acidentes em vias públicas em todo o mundo são: problemas com o condutor (64%), problemas mecânicos (30%) e problemas da via (6%).

Como prevenir acidentes?

Dirigir com responsabilidade significa que você que o motorista está atento a diversos fatores, como você verá a seguir.

Iluminação

O excesso de luminosidade, assim como vias mal iluminadas, podem comprometer a visão de quem está conduzindo o veículo e ocasionar acidentes.

Caso um veículo à sua frente esteja com o farol alto, é importante piscar os faróis para sinalizar o(a) motorista.

Ter em mãos óculos de sol e/ou fazer uso de palas de proteção pode fazer muita diferença em situações de luminosidade inadequada.

Trânsito

Em momentos de grande circulação de veículos, dirigir com paciência e cuidado é fundamental para prevenir ocorrências. Evitar brigas com outros condutores, tão comuns em retenções, significa escapar de possíveis tragédias.

Certos locais, como áreas escolares e órgãos públicos, têm regras bastante específicas de trânsito a serem seguidas. Evite, se possível, passar por esses locais com seu veículo. Prefira transportes públicos.

O cuidado deve ser redobrado em áreas de preservação ambiental ou em zonas rurais: esses locais costumam ter menos sinalização, além de contar com a presença ocasional de animais na pista. Isso tudo faz parte da direção defensiva. 

Você pode gostar: Mobilidade urbana no Brasil

Clima

Chuva, vento, neblina e granizo podem atrapalhar bastante os condutores. Idosos podem sofrer especialmente ao volante por conta de dias muito quentes ou muito frios.

Temporais podem causar deslizamentos e interdições em vias, o que pode causar grandes transtornos (e acidentes graves). Se possível, não dirija em dias muito chuvosos.

Corpo e mente

Como você está para dirigir? Sua mente está focada o suficiente ou muito cansada? Seus reflexos estão afiados ou foram comprometidos por conta de alguma doença ou consumo de substância? Seus olhos estão enxergando adequadamente a qualquer distância?

Antes de pegar as chaves de seu veículo, é importante responder a estas perguntas com total honestidade. Sair de casa com sono, embriagado(a) ou doente pode comprometer sua segurança e das pessoas ao seu redor.

Leia agora mesmo: Motorista particular: tenha essa experiência com a CS Global!

Direção defensiva é com a CS Global!

Agora que você já sabe a importância da direção defensiva, que tal contar com nossos serviços para garantir a segurança dos seus deslocamentos?

A CS Global realiza treinamento anual de direção defensiva para todos os seus motoristas por meio do renomado Centro de Pilotagem Roberto Manzini.

Nossa equipe de motoristas é altamente qualificada e experiente e nossa frota conta com veículos novos, totalmente equipados, confortáveis e que passam por manutenções constantes para manter nossos clientes seguros.

E para nos contratar, é muito simples: clique aqui e fale com a gente agora mesmo! Siga também a nossa página no Instagram para continuar a par de todos os nossos serviços!



Entre em contato com a gente!